Wednesday, July 09, 2014

Sobre perder

Por que é tão difícil perder? Um amor, um trabalho, um amigo, um campeonato, não importa. É ruim porque se encararmos como deve ser, temos exposta a nossa fragilidade, nossa vencibilidade.
Mas a verdade é que a maioria de nós prefere encontrar culpados para todas as derrotas. Simplesmente porque o culpado nos exime. O culpado nos tira o peso, mesmo não diminuindo a dor da perda.
Então, se não foi promovido, ou vai mal no trabalho, com certeza a culpa é da empresa que não dá oportunidades ou daquele colega que tem conchavo com o chefe, claro que não é porque você é menos esforçado, focado ou coisa do gênero.
Acabou um namoro ou casamento? Tudo culpa do outro que tinha todos os defeitos e inclusive você se desdobrou para que desse certo, mas o outro….
E o futebol? Não deveria ser um excelente exercício para o ganhar e perder? Deveria, mas infelizmente fazemos do nosso time do coração, uma extensão de nós mesmos. Sendo assim, quando ele perde, também a culpa foi do goleiro ou do técnico, ou do juiz. Raramente reconhecemos que o outro time simplesmente era melhor. E era melhor porque treinou mais, se esforçou mais ou qualquer coisa que nós, com algum esforço também poderemos fazer.
Comece a pensar nisso na próxima vez  que perder qualquer coisa. Deixar de ser  a vítima e reconhecer que o outro foi melhor, pode transformar uma terrível derrota em uma grande vitória.

Reconhecer sua parcela, pode ser um estímulo para o crescimento, um ponto de partida para ser melhor que antes, para fazer melhor.

1 comment:

Anonymous said...

Perder pode ser uma grande sorte. E acusar os outros por nossa perda, a parte mais divertida do jogo. Parabéns pelo texto.
Leon