Vamos fazer planos
Todo ano é a mesma coisa, mal chega dezembro e já são inúmeras as mensagens de esperança, a confiança no futuro, etc, etc e tal. Até as crônicas, as matérias, todas têm o mesmíssimo assunto, o próximo ano.
Parei, então, para pensar no porque desta verdadeira fixação no que está por vir. Foi então que, além de todas as outras razões, percebi que na verdade todo mundo que está vivo adora fazer planos. É uma necessidade vital.
Pensei, então, na importância de fazer planos para se manter vivo e comecei a pensar nas pessoas que conheço que pararam de fazer planos pro futuro. Percebi que estas pessoas não estão completamente vivas. No máximo respiram. São pessoas que não estão preocupadas com o que podem melhorar, elas mergulharam numa onda de pessimismo tamanho, que ficaram imóveis, petrificadas, diante da vida. Para estas pessoas nada vai mudar. A vida delas vai continuar exatamente como está agora.
Acho que isso se torna uma bola de neve. Se você não faz nada, as coisas não mudam. Aí você acha que não adianta fazer nada porque as coisas não mudam mesmo.
Enfim, está na hora de descruzar os braços e botar a cabeça pra funcionar, pensando no que pode mudar pro ano que vem. Acho que é importante que a lista seja grande, porque, mesmo que não dê pra realizar tudo, ainda assim muita coisa será feita. Coloque também alguns sonhos em forma de planos, porque assim eles saem do campo do imaginário e passam pra lista das coisas práticas, o que é muito bom.
Bem, uma vez feita a lista, acho que também podemos acrescentar abaixo de cada item algumas providências práticas para a sua realização.
Fazer planos é o que nos mantém vivos, já falei isso? Não importa! Repita isso também para você, antes que você comece a morrer, o que seria terrível na sua idade. E antes que eu me esqueça, feliz planos novos!!!
Líu Brito
2 comments:
Oi Liu,
Já havia passado aqui antes e gostei do que vi. Voltei e comentei.
É, temos que fazer planos e colocá-los em ação. Mudar hoje, amanhã e sempre!!!
Bjs
De todos os planos da vida,o mais eficiente é aquele onde os amigos participam. Cuidar das amizades é uma maneira de planejar a felicidade de cada dia. Eu tento fazer isso, sempre, regando com atenção as sementes que vão virar árvore e me brindar com os seus frutos: os amigos.
Mudar é uma palavra de ordem que perturba tanto os nossos dias, que a gente acaba fazendo disso uma regra, até com os amigos. Esses, acabam ganhando esse nome, mas na verdade têm status de conhecidos, no máximo, colegas. Mudar é importante sim, mas não em tudo. Não podemos mudar nosso lado bom, não devemos mudar as atitudes positivas, muito menos mudar as nossas raízes. Senão, corremos o risco de virar seres sem indentidade, peças descartáveis que, de tanto promover mudanças, acabam mudadas com mais facilidade.
Eu quero que você mude sim, mas de um riso para outro mais lindo; de uma felicidade para outra, ainda maior; de um sucesso retumbante, para um que seja definitivo. Mas também espero que você nunca mude esse seu jeito de ser e de fazer amigos. Não mude de mim, por favor.
Um beijo.
Kinho Vaz
Post a Comment